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Postado Por: Gabriel santos As sábado, 4 de maio de 2013 | 08:08
Definições
[editar]Ludwig Wittgenstein
Ludwig Wittgenstein foi provavelmente o primeiro filósofo acadêmico a tentar criar uma definição para jogo.1 Ao analisar o processo de formação da racionalidade em seu texto Investigações Filosóficas, cria o termo "jogos de linguagem" e demonstra que as definições de jogo a partir de características como entretenimento, regras e competição são incompletas e inadequadas. Argumenta ainda que os jogos não podem ser agrupados por uma única definição, mas apresentam um conjunto de características que são compartilháveis dentre as definições possíveis.
[editar]Johan Huizinga
O filósofo Huizinga, em 1938, escreveu seu livro Homo Ludens, no qual argumenta que o jogo é uma categoria absolutamente primária da vida, tão essencial quando o raciocínio (Homo sapiens) e a fabricação de objetos (Homo faber), então a denominação Homo ludens, quer dizer que o elemento lúdico está na base do surgimento e desenvolvimento da civilização.
Huizinga define jogo como: "uma atividade voluntária exercida dentro de certos e determinados limites de tempo e espaço, segundo regras livremente consentidas, mas absolutamente obrigatórias, dotado de um fim em si mesmo, acompanhado de um sentimento de tensão e alegria e de uma consciência de ser diferente de vida cotidiana."2
[editar]Roger Caillois
Segundo Roger Caillois, as características dos diferentes jogos são:
Competição ("agôn")
Sorte (alea)
Simulação (mimicry)
Vertigem (ilinx)
Quanto ao grau de disciplina os jogos são classificados: Numa abordagem mais primitiva, espontânea ou orgânica (Paidia), deusa do divertimento e do prazer ou;
Numa mais regrada, estandardizada e burocrática (Ludus) deus do jogo e da ordem.3
[editar]Outras definições
"Um jogo é um sistema no qual os jogadores envolvem-se em um conflito artificial, definida por regras, que determina um resultado quantificável". (Katie Salen e Eric Zimmerman)
"Um jogo é uma forma de arte na qual os participantes, denominado jogadores, tomar decisões, a fim de gerir os recursos através de elementos de jogo na busca de um objetivo." (Greg Costikyan)
"Um jogo é uma atividade entre dois ou mais tomadores de decisão independentes que procuram atingir os seus objetivos em um contexto de limitação." (Clark C. Abt)
"Em seu nível mais elementar, então podemos definir jogo como um exercício de sistemas de controle voluntário em que há uma oposição entre forças, confinados por um procedimento e as regras a fim de produzir um resultado de desequilíbrio". (Elliot Avedon e Brian Sutton-Smith)
Em Inteligência Artificial, um jogo é um modelo teórico de conflitos de interesse (decisões possíveis, resultados possíveis) entre dois ou mais agentes que tem motivações conflitantes.
[editar]Origem
Representação de um jogo de mancala
A arqueologia registra a presença de competições e jogos desde 2600 a.C. Os jogos são elementos universais em todas as culturas humanas. O jogo Real de Ur, Senet,4 e Mancala5 são alguns dos mais antigos exemplares. O jogo do tavolado é o mais antigo jogo ao qual há referência, em Portugal.
Os jogos de tabuleiro, especificamente, foram inventados e jogados em quase todas as partes do mundo. Somente entre os aborígenes australianos e os esquimós não se encontraram jogos de tabuleiro.6
Desde o século X aC. os jogos de cartas tem fascinado a humanidade. Desde as simples tiras de papel nascidas no oriente as cartas que se tornaram conhecidas na Europa a partir do século XVI, as cartas se tornaram um fenômeno universal.7
O jogo da Trilha já é um jogo bem mais recente. Surgiu em 1400 dC.8
[editar]Elementos e classificações
Os principais elementos utilizados na categorização dos jogos são: ferramentas e regras. Estes elementos definem a categorização de cada jogo em: jogos de perícia, jogos de estratégia ou jogos de azar.
[editar]Ferramentas
São os materiais utilizados durante o jogo e podem incluir: miniaturas, a bolas, cartas, tabuleiros e peças, jogo eletrônico ou computador.
[editar]Regras
Goleiro ou Guarda-Redes de futebol
As regras de um jogo são os elementos que definem sua coerência e estrutura. Apesar de um mesmo jogo poder ser praticado com variações, determinadas mudanças em um padrão de regras podem dar origem a novos jogos. Ex. Futebol e Futsal; voleibol e voleibol de praia; etc As regras de um jogo determinam a sequência de turnos, os direitos e obrigações de cada jogador além dos objetivos a serem alcançados.
[editar]Perícia, Estratégia e Sorte
As ferramentas de um jogo aliadas as suas regras irão determinar a classificação de um jogo entre: jogos de perícia, jogos de estratégia. Jogos de perícia podem exigir habilidades físicas como as artes marciais, o cabo de guerra ou habilidades mentais como xadrez ou damas. Jogos de estratégia exigem basicamente um bom raciocinio lógico de seus participantes. Algumas pessoas classificam jogos de azar como jogos também. Jogos de azar são aqueles em que a vitória e determinada basicamente por elementos aleatórios. Ex: Bingo, roleta, etc. Porém não possuem todos os requisitos mencionados anteriormente. Grande parte dos jogos podem conter mais de um destes elementos. Esportes coletivos como volei e futebol envolvem tanto habilidades físicas quanto estratégia. Banco Imobiliário e Poquer depende de estratégia e sorte. Muitos jogos de cartas colecionaveis e jogos de tabuleiros utilizam combinações dos três.
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